domingo, 21 de abril de 2013

Vivendo Nova York - Parte III



O IMPERDÍVEL CENTRAL PARK
                 

                No coração de uma das maiores cidades do mundo paira o famoso Central Park, um gigantesco construído e projetado em meados de 1800 pelo arquiteto-paisagista Frederick Law Olmsted, bem no centro de Manhattan. Aconchegante, inspirador e surpreendente, esse parque é considerado um oásis no meio da selva de arranha-céus que compõem a cidade turbulenta e agitada de Nova York.
               


No quesito arquitetura, urbanismo e paisagismo, é uma das combinações mais incríveis que já vi.  Além de ser o parque urbano mais visitado dos EUA, contando com mais de 35 milhões de visitantes ao ano, por várias vezes já foi cena de inúmeros filmes famosos. É muito legal reconhecer lugares que já vimos muitas vezes nas telonas quando estamos passeando.
Tudo no parque é incrivelmente bem cuidado e conservado, e tudo muito limpo. O lugar perfeito para passar um dia inteiro, principalmente pelo fato de ter muitas atrações dentro e ao redor, incluindo museus, pistas de patinação no gelo, zoológico, etc. 




 






Já imaginou viajar para Paris e não ver a Torre Eiffel? Ou, ir à Londres e não bater uma foto com o Big Ben ao fundo? Impossível, né? É a mesma coisa que ir à NY e não visitar o Central Park. Portanto, separe um dia inteiro para desfrutar de tudo de maravilhoso que este parque tem a oferecer. Lembre-se: calce sapatos confortáveis e prepare-se para andar bastante. Caso seja uma daquelas pessoas avessas a caminhada, existe a opção de pagar pelo passeio de charrete, há várias dela na Central Park South (mesma rua do The Plaza Hotel), é só escolher.




                Seguindo a ordem dos pontos turísticos acima, o Central Park Zoo, apesar de não ser um zoológico enorme como o The Bronx Zoo, vale a visita, principalmente por ser lindo, ter vários animais, todos muito bem cuidados (incluindo o urso polar mais fofo do mundo) e principalmente pela facilidade de acesso. Sabe o filme Madagascar? A abertura do filme é exatamente nesse zoológico, então, logo na entrada, nos deparamos exatamente com o lugar retratado no desenho. Muito legal.
                 








                Trump Wollman Skating Rink é o lugar perfeito para patinação no gelo no inverno. É simplesmente delicioso patinar lá, tanto de dia, quanto a noite, ambos horários contam com uma vista absurdamente linda, e sempre ao som de uma música animada. É sempre cheio, mas por ser grande (pelo menos bem maior que a do Rockefeller Center) é confortável, e você não corre tanto o risco de trombar nas outras pessoas.
                






                Strawberry Fields é o lugar onde você encontra o famoso The Imagine Mosaic, lugar onde o integrante dos Beattles, John Lennon, foi assassinado. Bem de frente pra esse mosaico, na Central Park West (8th Ave.), está o Dakota Building, prédio onde fica o apartamento em que o músico morava, e que hoje é propriedade do ator Tom Cruise.
                



                A Bathesda Fountain, além de ser uma das fontes mais conhecidas no mundo, é uma das maiores de NY, sendo que a estátua em seu meio é a única escultura considerada parte original do design do parque. É simplesmente maravilhosa e inspiradora e também fez parte de vários filmes, enriquecendo e embelezando cenas. Até hoje eu só a vi sem água, pois só a visitei no inverno, mas dizem que principalmente na primavera é um dos cenários mais espetaculares dentro do parque. Essa maravilha é situada em frente ao Bathesda Terrace, uma das primeiras estruturas construídas no Central Park. De cima desse terraço a vista voltada para a fonte é espetacular.













                 A Bow Bridge, um lugar perfeito para casais apaixonados compartilharem um passeio romântico, é uma ponte feita de ferro fundido inspirada em modelos gregos clássicos. A área em que a ponte é situada é privilegiada com uma vista de tirar o fôlego. 
                 





            
                Bem às margens de Conservatory Water, lago inspirado nos modelos de lagoas de barcos parisienses, encontra-se a enorme escultura inspirada no filme Alice no País das Maravilhas, um lugar muito visitado principalmente por crianças.
               



                Do outro lado do parque, a noroeste da pista de patinação, o famoso e popular Friedsam Carousel encanta adultos e crianças desde 1871.
                 


                Uns dos mais famosos museus de NYC, como o de História Natural, Metropolitan e Guggenheim não estão localizados ao sul do parque, motivo pelo qual não apareceram no mapa detalhado acima, mas ficam todos dentro ou em frente ao parque.
                Para chegar ao The American Museum of Natural History, o famoso museu dos dinossauros, é só seguir pela West Central Park (8th Ave), pouco depois do Dakota Building. Já o Metropolitan, está localizado na 5th Ave, na altura do de História Natural, porém do outro lado. Ambos os museus cobram um preço sugerido, ou seja, você pode pagar o quanto quiser ou achar necessário. Já o Guggenheim, também na 5th Ave, pouco mais a norte do Metropolitan, o preço da entrada é fixo.

American Museum of Natural History


Metropolitan Museum

Guggenheim

 Antes de visita-los é importantíssimo pesquisar sobre cada um e o que oferecem, para ver se estão de acordo com seus interesses, afinal, tempo em Nova York é precioso, e você não vai querer gastar o seu com algo que não goste...



Por Rane Miana

Nenhum comentário:

Postar um comentário