quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vivendo Nova York – Parte I

"Start spreading the news. I'm leaving today. I want to be a part of it. New York, New York..."
 


 

Confesso que a ideia de fazer o blog surgiu da minha vontade alucinada de escrever sobre Nova York. Desde a primeira vez que pisei lá, aos 13 anos de idade, fiquei apaixonada pela cidade. Foi amor à primeira vista! A sensação foi de como se eu pertencesse àquele lugar. E não tive essa sensação somente naquela época, ela se repete toda vez que eu volto à Big Apple. 
Não é nenhum exagero quando se fala que Nova York é a capital do mundo. De fato, lá você encontra todas as culturas existentes no planeta. É incrível, também, a quantidade de idiomas diferentes que você escuta em menos de 5 minutos dentro de um trem do metrô. É gente do mundo inteiro.
Para quem não sabe NY é formada por quatro ilhas (Manhattan, Queens, Brooklyn e Staten Island) e um pedaço do continente (The Bronx). Cada lugar desses é um borough, ou seja, uma subdivisão administrativa, que no Brasil é o que chamamos de sub-prefeitura, ou distrito.


Manhattan é a ilha mais famosa e onde você encontra a maioria dos atrativos turísticos. A ilha é dividida em áreas o que torna extremamente fácil planejar o roteiro que você fará em cada dia de passeio.


Mais fácil ainda é se locomover dentro da cidade, principalmente na Ilha de Manhattan. O metrô, ou subway como é chamado lá, é ridiculamente eficiente. Te leva a todo lugar e a qualquer hora, por funcionar 24horas por dia.


Uma boa dica pra quem vai ficar na cidade por mais de 5 dias, é comprar o 7-day unlimited pass metrocard. Com ele você pode usar o metrô pra todo lado, quantas vezes quiser, por 7 dias. Sai bem mais barato do que pagar a tarifa toda vez que você for usar o transporte, sem contar que é super cômodo. 


Uma curiosidade interessante sobre NY é o respeito e admiração que os Nova-iorquinos têm pela arte, cultura, música, ou qualquer coisa que seja artística. É lindo demais. É o que há de mais comum ver nas ruas, estações de metrô, praças ou parques pessoas fazendo música. E o mais interessante, muita plateia prestigiando tais artistas. As pessoas simplesmente param o que estão fazendo para desfrutar de um bom som vindo, às vezes, dos mais estranhos objetos. Isso mesmo, nem sempre os músicos de lá usam instrumentos musicais. Muitas vezes eles fazem música usando latinhas, garrafas, sucata, até mesmo a própria boca.
Outro dia, estava eu com meu marido dentro do trem de metrô, sentido Queens-Manhattan, indo para a Times-Square para passar o Réveillon por volta das 4 horas da tarde, quando 3 homens entraram no trem, com um som boom-box enorme, tocando um rap bem barulhento. Um deles começou a fazer acrobacias e “embaixadinhas” usando um boné. Ele fingia deixar o boné cair no chão, e pegava com o pé, impulsionando o objeto pra cima, e pegando com a cabeça. Fez isso várias vezes e de inúmeras maneiras diferentes. Incrível. O mais incrível ainda foi quando acabou a apresentação, as pessoas que estavam no metrô riam, dançavam e interagiam com os artistas, aplaudindo e colocando dinheiro dentro do boné. Que experiência divertida!

Imagens tiradas do vídeo que fiz dentro do metrô.

Apesar da facilidade de metrô e outros transportes públicos, uma coisa muito importante que se deve ter em mente é que Nova York é uma cidade onde você tem que caminhar. E olha, não é pouco. Se você quer de fato conhecer a cidade, ande, mas ande muito. As ruas são lindas, o visual é maravilhoso, e a cada caminhada você descobre algo diferente. Portanto sapatos bem confortáveis são essenciais para um passeio sem dores nos pés ou costas.
Foi andando assim que outro dia “descobrimos” o East River Park. Digo que “descobrimos”, pois eu não havia lido nada sobre ele, muito menos planejado ir até lá. Resolvemos explorar a parte sul da ilha a pé e quando caminhávamos pelo lado leste caímos nesse parque. E que parque. Maravilhoso! É verdade que todos os parques e praças de Manhattan desfrutam de tal característica. Mas esse é diferente. A vista que tem com a Williamsburg Bridge atravessando o East River é algo divino! Sem contar o quão impecável são as quadras de esporte existentes no parque. Muita gente praticando esporte, correndo, vivendo...

 






Não sei se existe uma razão específica que torna NYC minha cidade favorita. Mas existem vários motivos. E aos poucos, vou mostrando aqui...


Por Rane Miana

7 comentários:

  1. Oi Rane, não sei se lembra de mim, mas fiz umas aulas de reposição no Brasas de JF com vc... muito legal seu blog, ainda mais q estou planejando uma viagem pra NY no fim do ano. Pode escrever mais, q vai ser ótimo ter umas dicas boas de lugares p conhecer... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Leonardo. Acompanha sim que vem muita coisa legal ainda. Obrigada!

      Excluir
  2. Oi, Rane! Que surpresa boa esse blog! Eu e Rodrigo viajaremos dia 10, quarta próxima. Desta vez queremos exatamente isso, andar sem rumo, curtir sem pressa, explorar. Adorei a dica! Com certeza vamos passear pelo East Ride Park. Escreva mais!



    ResponderExcluir
  3. Ameiiii Rane esta demais!!! Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  4. Raninha, você está demais hein!!!! Tô amando acompanhar seu blog!!! Tá me dando uma vontadezona de ir pra NY!!!! Beijos amore!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Vamos combinar de ir juntas! Hahahhahahhahhahah

      Excluir